A importância do diagnóstico
- Tânia Paes
- 26 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

Que ação eu compro para obter ganhos acima do CDI?
Se fôssemos montar um ranking, esta seria sem dúvida a pergunta campeã da última semana. Clientes, colegas, familiares... Todos estavam buscando opções para melhores investimentos.
Nossa resposta: Precisamos fazer um bom diagnóstico do mercado, dos negócios e das finanças das empresas de capital aberto e, por meio desta análise, escolher a empresa com melhor potencial de crescimento. Não é tarefa fácil!
Por que eu trabalho muito, vendo bastante, mas não consigo ter dinheiro no final do mês?
E esta foi a pergunta que pequenos e médios empresários mais nos apresentaram ao longo do último ano.
A resposta é muito parecida com a da pergunta anterior: Precisamos fazer um bom diagnóstico da sua empresa. Mas o processo de análise e solução envolvido nesse tipo de diagnóstico é mais simples do para a compra de uma ação, por exemplo.
Em primeiro lugar, porque o empreendimento é seu. Os fatos e os dados estão em suas mãos. Basta analisá-los e agir dentro do que os fundamentos de finanças recomendam. Segundo, porque o mais difícil você já conseguiu: vender bem. O resto é uma questão de diagnóstico, análise e correção de processos.
Os especialistas em finanças são unânimes ao identificar as causas mais prováveis para vender bem e não ter dinheiro no final do mês:
Suas despesas são maiores do que a receita. Você vende bem, mas gasta mais do que ganha.
Sua empresa opera com o ciclo financeiro/operacional negativo. Seus prazos de pagamento são menores do que seus prazos de recebimento.
Precificação – sua formação de preço está errada; ao formar o preço, você se esquece de incluir alguma parcela de seus custos ou margem.
Inadimplência – você vende, mas seus clientes atrasam ou não pagam.
O diagnóstico é fundamental para identificar o real problema, suas causas e quais medidas corretivas e preventivas são as mais adequadas para solucioná-lo e não deixar que ele ocorra novamente.
Se você quer saber um pouco mais sobre este e outros temas relacionados às finanças de pequenos e médios empreendimentos, visite nosso blog. Se preferir, convide-nos para uma conversa. A saúde financeira do seu negócio é a especialidade da Legere Consultoria e Treinamento.
Comentários