top of page

A importância do Planejamento Financeiro

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 31 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Educação Financeira para Empresas e Indivíduos


Quando você pensa em planejamento financeiro, você faz algumas contas mentalmente, correto? Vai sobrar alguma coisa no fim do mês para investir? Ou devo começar o mês separando algo para o futuro? Essa é exatamente a diferença entre planejamento financeiro e viver com dívidas.


No planejamento financeiro, seu cérebro faz a seguinte conta:

GASTOS = RENDA – INVESTIMENTO


Investir precisa fazer parte da sua vida. Significa traçar objetivos, estabelecer metas, coordenar ações, definir responsabilidades – planejar!

Mas se você está sempre preocupado com o quanto pode gastar, seu cérebro faz a seguinte conta:

INVESTIMENTO = RENDA – GASTOS


Se você pensa dessa forma, os gastos são a sua prioridade. Caso sobre alguma coisa, você vai investir. É preciso educar-se financeiramente. Há sites na internet, cursos gratuitos, uma série de ferramentas que podem ajudá-lo a viver melhor e em paz com seu dinheiro.


Quando você se preocupa com o seu futuro e o de sua empresa, você se obriga a pensar de modo diferente: gastos e investimentos serão planejados de modo que suas despesas ou as de sua empresa terão o tamanho que permita o cumprimento prévio da meta de investimento estipulada. Isto é extremamente importante, porque são os investimentos que garantem o crescimento, o futuro próspero de pessoas, empresas e até nações.


Empreendedores não educados financeiramente levam para suas empresas os vícios não corrigidos na vida pessoal; neste caso, o vício de não planejar suas finanças.



Planejamento financeiro pressupõe uma boa educação financeira. Para ser um empresário bem-sucedido financeiramente, você precisa ser uma pessoa financeiramente educada.


Algumas instituições de ensino já perceberam a importância da educação financeira para os jovens. É melhor comprar à vista ou a prazo? Posso controlar meu impulso de consumo para realizar uma compra melhor no futuro? Os esforços são tímidos, mas são um começo. Ensinar crianças do ensino fundamental que precisar é diferente de querer já é uma boa maneira de apresentar o planejamento financeiro aos jovens.


Algumas empresas já começam a perceber o quanto seus funcionários estão endividados por meio do montante de créditos consignados debitados em seus contracheques e adotam ações de educação financeira para que todos vivam melhor com o que ganham. Corporações começam a perceber educação e planejamento financeiros como investimento com retorno garantido e estendem os ensinamentos a seus colaboradores.


Pequenos e médios empreendedores que se educam e, por isso, tornam-se donos disciplinados de seus destinos financeiros, de seus pares e de sua empresa aumentam a produtividade de todos e dão um passo fundamental para sobreviver e crescer.


A Legere também é uma empresa de treinamento nesta área. Nosso objetivo é tornar empresas e indivíduos saudáveis financeiramente, com mensagens descomplicadas e práticas e ações efetivas. Em nosso blog, você pode encontrar outros textos sobre este tema. Mas se ainda é difícil para sua empresa fazer as pazes com as finanças, fale conosco. A saúde financeira de pequenos e médios empreendimentos é nossa missão.

 
 
 

Comentários


bottom of page