top of page

A importância dos indicadores nas organizações

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 19 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Vamos testar seus conhecimentos? Veja se você sabe responder às seguintes perguntas:

  • O que são boas métricas de tendência e como encontrá-las dentro e fora do seu negócio?

  • Qual a diferença entre fatores críticos de sucesso e métricas de tendência?

  • Como medir a performance do seu empreendimento não só financeira, mas em nichos como marketing e liderança?

  • Como métricas de tendência e resultado contribuem para os objetivos?

É para responder a essas e outras questões que existem ferramentas de controle como o Balanced Scorecard, ou simplesmente BSC. Eles funcionam como o prontuário médico de um paciente. Deles constam informações cruciais para garantir a saúde da sua empresa. Assim como um paciente precisa ter seus indicadores de saúde monitorados o tempo todo, em uma empresa você também não pode perder de vista se as medidas que vem adotando estão tendo sucesso ou não. Muito menos ignorar os efeitos colaterais de avaliar apenas os resultados financeiros e esquecer o atendimento aos clientes, por exemplo.


Muitos pequenos e médios empresários encontram dificuldades na hora de identificar e enquadrar indicadores-chave em cada uma das quatro perspectivas do BSC – Financeiro, Clientes, Processos Internos, Crescimento e Aprendizado. Na tabela abaixo você vai encontrar algumas questões cruciais para organizações de todos os portes, em qualquer segmento de negócios, e como elas se enquadram no BSC.


ree

*Adaptação do modelo Métricas x BSC


Mensurar, avaliar, apurar indicadores de desempenho são essenciais para a sobrevivência de qualquer negócio. A concorrência é grande, os clientes estão a cada dia mais seletivos e certos sobre o que querem e como desejam ser atendidos.

Ficou interessado em estudar um pouco melhor este tema? Recomendamos o livro A Estratégia em AçãoBalanced Scorecard, de Robert S. Kaplan e David P. Norton (Elsevier, 1997). Kaplan e Norton são os criadores da ferramenta BSC.


Mas se você ainda tem dificuldades para identificar o que medir e como fazer isso, a Legere pode ajudá-lo: vamos elaborar juntos ferramentas que monitorem e assegurem a saúde do seu empreendimento e cuidar da gestão de sua pequena ou média empresa. Converse conosco!

 
 
 

Comentários


bottom of page