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Como você administra seus estoques?

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 24 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Supply Chain mostra que 42% das empresas brasileiras têm dificuldade em determinar a quantidade e o período ideal de permanência de cada item em estoque.


O nível de estoque é essencial para o equilíbrio de caixa de uma empresa.
  • Se houver mais produtos em estoque do que seus clientes buscam você corre o risco de perdê-los, caso expire sua validade ou sejam danificados pelo armazenamento (quebra);

  • Precisar tomar empréstimos para não atrasar pagamentos, porque você não conseguiu vender tudo e não houve injeção de recursos (endividamento);

  • Ter que vender produtos a preços abaixo do mercado para mover o estoque (perda de lucratividade).

Por outro lado, toda vez que um cliente procura um produto e você responde “Não tem não. Já teve,” há uma enorme chance de que ele nunca mais volte. Daí a importância de conhecer o seu potencial de venda para montar o estoque com o melhor nível de ajuste possível à realidade de seu empreendimento.


Algumas dicas:

  • Se você tem mais de uma loja, em vizinhanças diferentes, há grande chance de os produtos que vendem muito bem em uma loja não serem tão procurados na outra. Conheça o perfil dos clientes de cada unidade de venda e diferencie a variedade e a profundidade dos itens em estoque de acordo com o que cada grupo procura. É um grande erro tomar a experiência de uma unidade de vendas ou serviços como padrão para todo o empreendimento.

  • Se o negócio tem estoque armazenado em mais de uma filial ou avançado no cliente (aquele estoque que é entregue diretamente de um centro de distribuição ao endereço do cliente), promova a comunicação entre esses pontos para que o excesso em um ponto de venda cubra a falta no outro. Com isso, você consegue adiar a compra de novos estoques. Há algumas boas opções de softwares no mercado, capazes de cruzar os dados e permitir a análise.

  • Priorize a compra dos itens mais vendidos. Eles costumam representar 30% do total e seu giro permitirá a aquisição e a comercialização dos itens que vendem menos. Ninguém consegue ter cobertura muito baixa de itens que giram pouco. Mas encontrar o ponto correto de ressuprimento dos itens com maior giro irá financiar todo o estoque.

  • A indústria, não importa o segmento, é muito dinâmica no lançamento de novos produtos. Cuidado! Clientes só compram o que conhecem, seja pela mídia, seja por aconselhamento especializado ou pelo excelente preparo de seus vendedores em repassar conhecimento a eles. Antes de montar o estoque com produtos recém-lançados certifique-se de que a indústria cumpriu todas as etapas para divulgação do produto.

Estar atento a esses pontos vai ajudar muito a manter estoque mais enxutos, sem perder vendas. É um grande desafio, mas que precisa ser perseguido com rigor.

Aprenda com seus clientes e com sua equipe. A informação que você busca para administrar o seu estoque e resguardar o equilíbrio financeiro de sua empresa está no ponto de vendas.


A Legere Consultoria e Treinamento conta com experiência e conhecimento específico em finanças de pequenos e grandes empreendimentos. Converse conosco. Temos soluções para ajudá-lo a administrar seu negócio com eficiência e rentabilidade.

 
 
 

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