Controle seus gastos. Sempre!
- Tânia Paes
- 2 de set. de 2019
- 2 min de leitura

Algumas despesas são inevitáveis. Seja em sua empresa ou em sua vida pessoal, alguns gastos são muito importantes. A dica para não perder o controle e acabar com mais despesas do que receitas é anotar tudo. Se possível, com detalhes.
Não espere pelo seu contador. Faça você mesmo o seu cadastro de despesas. O seu plano de contas. Nele deverão constar todas as contas que você tem que pagar mensalmente e aquelas que representam suas compras ou contratações por impulso.
Não caia na armadilha de classificar as compras por impulso como “Outras despesas”.
Quando orientamos nossos clientes sobre finanças é muito comum começarmos com uma pergunta:
Você tem uma planilha para controlar gastos?
E a maioria até responde que sim, tem uma planilha. Que anota sempre as despesas pessoais e da empresa. Mas a maioria das pessoas falha na hora de exercer um controle sério de cada gasto.
É muito importante que cada um identifique suas despesas, crie sua planilha eletrônica, faça uma tabela com anotações, mas o controle de cada entrada e saída deve ser exercido com disciplina e dedicação.
É muito preocupante quando alguém se espanta quando chega a fatura do cartão de crédito. Clonaram seu cartão? Não. Há despesas que você não realizou? Também não. Então por que você se espantou? Porque você não controlou seus gastos. Este quadro é muito grave. É preciso procurar o Dr. Finanças, e com urgência.
Os pequenos e médios empresários ainda são muito resistentes a controlar seus gastos de modo disciplinado. Mas é impossível realizar o diagnóstico financeiro de uma empresa sem conhecer suas despesas mensais, anuais, pontuais ou recorrentes.
Se não há registro, não há controle.
Se não há controle, não será possível ter mais consciência sobre o uso do dinheiro e a necessidade de poupar, investir.
Anote todos os seus gastos. Compare o mês corrente com o anterior. Crie metas também para despesas. Identifique oportunidades de diminuí-las.
Use a fórmula:
Meu faturamento (rendimentos) – Minha Poupança = Minhas despesas
Isto significa que você deve gastar depois de ganhar e depois de poupar, e não antes. As despesas fixas e inevitáveis devem ser sempre mantidas em uma previsão de gastos. Afinal, elas não falham em chegar, mas se não controlar seus gastos, você pode falhar em quitá-las.
Finanças são um tema complicado para você? Descomplique com a Legere. Teremos prazer em conversar sobre o que pode ser feito para tornar seu empreendimento financeiramente saudável.
Comments