top of page

Dia das Mães e pandemia

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 27 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Queda no consumo, contenção de despesas, isolamento social. Se em anos de crise o Dia das Mães, segunda data mais importante do ano para o comércio, ficando atrás apenas do Natal, já é marcado por “apenas uma lembrancinha”, em meio à pandemia da Covid-19 será preciso se reinventar para assegurar o faturamento.


Nada de filas em restaurantes, nem sábados de shoppings lotados. Os comerciantes precisarão abusar da criatividade para oferecer alternativas que caibam no bolso dos consumidores e, principalmente, cheguem até eles. Vamos às dicas:


  1. Ofereça vales-presente. Esta é a maneira mais prática e rápida de presentear a distância. Se você ainda não adota este formato, crie essa modalidade. Também é perfeita para os serviços. Vales para passeios de fim de semana, peças de teatro, limpeza de pele, hidratação de cabelos, embelezamento de unhas, pacotes de nutrição. Quando tudo isto passar, as mães ficarão felizes de ter mais um motivo para sair de casa e ficar ainda mais lindas. E você também pode oferecer o vale-presente para levar o serviço até as mamães: revisão de automóveis, criar um site ou um plano de marketing para a micro empresa dela, limpeza e higienização de estofados são algumas sugestões.

  2. Flexibilize as regras para entrega em domicílio. Muitos filhos estão isolados de suas mães, que podem morar em outros bairros, ou até mesmo em outros municípios. Faça parcerias com outros comerciantes. Grandes redes varejistas estão disponibilizando plataformas para micro, pequenas e médias empresas venderem on-line. O Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae) oferece orientação para parcerias com o Magazine Luiza. Confira a oportunidade em: parceiromagalu.com.br.

  3. Abuse das redes sociais no momento de divulgar suas promoções. Elas chegam mais rapidamente a um grande número de pessoas, e são muito mais baratas que os meios tradicionais de divulgação.

  4. Se você tem um serviço de restaurante ou lanchonete, a dica é criar um cardápio especial que permita entregar o mesmo prato na casa dos filhos e das mamães, com sugestões de uso da tecnologia para que eles almocem “juntos”, mesmo estando separados. Esta dica também funciona para cestas de café da manhã, chá da tarde, queijos e vinhos. O que estiver mais afinado com as características do seu estabelecimento.

  5. E, por último, mas não menos importante: fique atento a suas finanças. Mesmo com o máximo de criatividade, é inevitável que o faturamento seja menor que em anos anteriores. Leve este fator em consideração na hora de montar suas ofertas, para não se perder na formação do preço. Negocie prazos maiores de pagamento com fornecedores. Tente obter parcerias para montagem de kits. O importante é garantir o faturamento com preços justos e competitivos.

Há possibilidade de que o Dia das Mães seja adiado para julho ou agosto, mas, com a data oficial se aproximando, é melhor não perder tempo e começar já a se planejar. Caso seja realmente adiada, você já estará com suas estratégias preparadas.


A Legere Empresarial participa do esforço de combate aos efeitos econômicos e sociais da Covid-19. A consultoria on-line ou pelo WhatsApp será gratuita enquanto durar a pandemia. E-mail: tania.paes@legereempresarial.com.br. WhatsApp: (21) 98696-8811. Conte conosco.

 
 
 

Comments


bottom of page