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Diga sim à Black Friday

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 3 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

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Novembro é mês de Black Friday. Mais uma oportunidade de alavancar as vendas. Estamos precisando, não é? Então não dá para deixar passar.


Mas este ano a Black Friday, como todo o resto, será um pouco diferente. Prepare-se com os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias diante da pandemia. E, é claro, nunca é demais repetir os cuidados de sempre com a gestão: dos estoques, da exposição e da precificação correta, não só dos itens em promoção, mas de todos os produtos em exposição no caso de lojas físicas e sites, assim como portfólio de serviços.

E por falar em serviços, nem sempre associados à Black Friday, esta é a hora de inovar.


Você precisa ser ainda mais criativo do que no varejo, mas é possível melhorar as vendas. O foco principal é o mesmo: ações que chamem a atenção de novos clientes e sugiram novos produtos para a base de clientes atuais.


Aqui vão algumas sugestões da Legere e da Capital Social Contabilidade:


1. Se você tem uma empresa de consultoria (imobiliária, jurídica, de seguros...), pode oferecer um percentual de descontos para contratos fechados naquele dia ou naquela semana; ou pode oferecer uma avaliação gratuita ou promover uma palestra sobre o tema.


2. Uma agência de turismo pode vender pacotes com uma diária grátis no destino escolhido.


3. Uma academia de ginástica pode conceder desconto em pacotes, isenção da taxa de matrícula, uma semana de aulas especiais grátis, fora do pacote contratado, ou avaliação física gratuita para novos alunos.


4. Uma empresa de sistemas pode oferecer um período de testes para suas versões de produtos por algum tempo maior do que o tradicional.


5. Um estúdio de beleza pode montar combos especiais, oferecendo desconto no segundo produto: coloração + escova, cabelo + barba, limpeza de pele + uma depilação.


6. Oficinas mecânicas podem oferecer desconto em itens de serviço que componham o pacote de revisão anual. Também podem entrar em contato com a base de clientes para que eles antecipem a revisão de férias com desconto na mão de obra. (Lembra de o quanto a gente falou que era importante construir um cadastro de clientes? Pois é...)

Sua projeção deve ser a de que o aumento de demanda compensará a redução de preços e margens. Mas sem estimativa de demanda, não dá para formar preço. Comece por ela. Esse planejamento é muito importante para aumentar as vendas, sem comprometer o retorno.


Mais um alerta: não basta montar a promoção, é preciso comunicar a promoção previamente. É hora de abusar do cadastro de clientes (olha ele aqui de novo!) e das redes sociais.


Sob o aspecto financeiro, precisamos repetir o alerta: precifique corretamente! Aumentar vendas com preço errado só rende prejuízo: de imagem, com preços acima do mercado, ou financeiro, com preços que não cobrem os custos.


Visite nosso blog e leia o texto #blackfridayesteeomomentodevender. Lá você encontra mais dicas para melhorar suas vendas. E se você precisar de ajuda para formar seus preços, conte com a Legere.

Durante o mês de novembro, a análise de sua planilha de preços é gratuita. Basta entrar em contato pelo e-mail: tania.paes@legereempresarial.com.br.

 
 
 

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