top of page

É possível salvar seus rendimentos II

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 6 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma forma simples de se beneficiar da valorização do mercado imobiliário, sem ter um imóvel físico. Uma das vantagens é a diversificação de investimentos que o FII permite, sob a administração de gestores altamente profissionais.


Como funciona


É como se você adquirisse parte de um imóvel, alugasse essa parte e recebesse um valor mensal pelo aluguel. Você ainda se beneficia da valorização do imóvel se o mercado imobiliário estiver aquecido. Isso sem se preocupar com cartórios, escrituras, imobiliárias e inquilinos.


Você compra as cotas nas Bolsas de Valores, exatamente como compramos ações. A diferença é que, em vez de comprar um pedacinho de uma empresa, você adquire cotas de um condomínio que construirá vários prédios. Você se torna cotista de shopping centers, prédios comerciais (chamados de lajes corporativas) ou galpões.


Diante da facilidade, especialistas afirmam que, daqui a alguns anos, investir em imóvel será como adquirir uma linha telefônica fixa hoje.


Como investir


Assim como para comprar ações recomenda-se estudar os fundamentos das empresas, para comprar cotas de fundos imobiliários recomenda-se escolher com base no histórico dos gestores e diversificar entre o portfólio de produtos (lajes corporativas, galpões e shoppings).

A tabela a seguir demonstra o passado e a expectativa futura de rentabilidade média por segmento.


Fonte: Alexandre Mastrocinque – Empiricus – Renda Imobiliária.


E não se esqueça: a Selic está em 2,25% ao ano, com tendência a diminuir mais 0,25% na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).


Entenda melhor


Em recente participação no evento virtual Money Week, Arthur Vieira de Morais (professor de finanças e consultor) e Rodrigo Cardoso (CEO do Clube FII), discutiram sobre o futuro dos FIIs. A conclusão: “Os fundos imobiliários em 2019 apresentaram a maior valorização da história – +32%; o espaço vai encontrar sua vocação; shopping centers vão voltar; apesar da tendência favorável ao home office, lajes corporativas não acabarão; poderão ser readaptadas em função de endereços com excelente localização.”


Vantagem fiscal: enquanto a renda de aluguéis é tributada no imposto de renda, os dividendos mensais recebidos ao aplicar nos FIIs são isentos.

Você pode acompanhar as tendências dos fundos imobiliários por meio do IFIX – Índice de Fundo de Investimento Imobiliário: este é índice do mercado financeiro que busca representar o desempenho e a performance média dos principais FIIs negociados na bolsa de valores.


E se você quiser aprender um pouco mais sobre essa modalidade de investimento, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) oferece um curso gratuito, com 3 horas de duração, ministrado pelo professor Arthur Vieira de Morais, respeitado no mercado como autoridade máxima no assunto.


No site do Clube FII há muita informação de qualidade. Pode funcionar perfeitamente como um orientador para seu investimento. Além disso, você pode consultar as empresas de pesquisa que sempre cito como fontes nos posts da Legere, porque uso como base para meus estudos e investimentos pessoais.


Mas se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer com as finanças de sua empresa, a Legere pode ajudar seu empreendimento. Somos especializados em finanças de pequenos e médios negócios e trabalhamos pela proteção do seu investimento. Fale conosco!

 
 
 

Comments


bottom of page