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  • Foto do escritor Tânia Paes

Em tempo de coronavírus, só não se afaste do controle do fluxo de caixa



O momento é muito difícil. Para a maioria dos empreendedores, é o mais desafiador que já viveram, superando até mesmo a recessão de 2018 e a crise mundial de 2008.

Lembre-se de que, no começo do ano, chamei a atenção para que se considerasse o impacto dos feriados no faturamento das empresas. “Feriados emendados”, como são chamados no Rio de Janeiro, ou “pontes”, para os paulistanos, produzem quedas significativas nas vendas e no consumo de serviços. Agora imagine paralisar a economia por 30, 60, 90 dias. Quem algum dia previu ou planejaria algo semelhante? Ninguém!


Eduardo Giannetti, economista e sociólogo, costuma dizer que, observando a complexidade em se elaborarem previsões na economia, pode-se entender que “a Teoria do Caos se aplica à economia”. Creio que, neste momento, o mundo concorda com Giannetti. Confesso que não consigo esquecer esta frase desde o dia 24 de fevereiro; mas é não esquecer mesmo. Lembro dela a cada novo relatório divulgado ou a cada atualização, seja do mercado financeiro ou do número de infectados pelo vírus.


O que aconselhar ao micro, pequeno e médio empreendedor neste momento?


Enquanto durar a pandemia causada pelo coronavírus, só não se afaste do controle do seu fluxo de caixa. Assim como no combate à doença, seja rápido nas medidas que possam minimizar os impactos negativos sobre o resultado da sua empresa.


Tenho orientado a começar pela análise de Contas a Receber e Contas a Pagar nos próximos 30, 60, 90 dias. As entradas de caixa cobrem as saídas já contratadas? Em caso afirmativo, ótimo! Você vai atravessar a tempestade e viverá ao final.


Porém, se a resposta for negativa e sua reserva de caixa não suportar o déficit, as ações sobre contas a pagar devem ser imediatas. Não faça o mais fácil: demitir ou deixar de pagar funcionários. Procure parceiros com receita relevante. Todos estamos no mesmo barco; portanto, negociar prazo e parcelamento com fornecedores e locadores é o recomendado. Veja bem: aja com responsabilidade. Não é hora de querer ganhar mais dinheiro e, sim, de garantir a sobrevivência. Se você matar um de seus fornecedores, dificilmente vai encontrar outro igual no futuro.


Quanto ao faturamento, nunca o seu cadastro de clientes foi tão importante. Seja sua atividade comércio ou serviços. Consulte seu cliente sobre demandas que você possa atender via delivery. Mas não espere o contato dele: faça você o contato, mesmo que nunca tenha experimentado o delivery no seu negócio. Não se pergunte “Será que dá?” Pergunte-se “Por que não?”


Os juros estão no menor patamar histórico. Porém, contratar financiamento para capital de giro deve ser precedido por uma análise de pelo menos 12 meses de fluxo de caixa. Só assim será possível verificar sua capacidade de liquidar a dívida, mantendo-se vivo.


Outro ponto importante: a reestruturação do caixa das empresas começa pelo enfrentamento da reestruturação do caixa pessoal. Novamente, o momento exige foco em sobrevivência. A palavra de ordem é contenção: contenção da disseminação do vírus, contenção das notícias falsas que só geram insegurança pessoal e econômica, contenção do consumo irresponsável. Sairemos desta. Pequenos e médios empreendedores sempre deram provas de sua resiliência. Mas precisamos manter a sanidade mental e financeira.

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