top of page

Este é o momento de vender

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 11 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

A Black Friday já está consolidada no calendário de comércio e serviços no Brasil. Isso é bom para o empresário, que tem mais uma oportunidade de lucrar, e bom para o cliente, que economiza. Mas a experiência torna os clientes mais exigentes e seletivos. Com isso, os empresários precisam se preparar a cada dia mais e melhor para esta data, e encará-la não só como um dia de grande movimento, mas como uma oportunidade única de conquistar e manter clientes.


Vamos às dicas:


  • Não se esqueça de traçar uma estratégia para todos os produtos e serviços, e não só para aqueles com preços diferenciados. Dar desconto precisa significar atrair e fidelizar clientes.

  • Se você tem itens parados em estoque, esta é a hora de movimentá-los. Faça as contas e veja qual o melhor desconto é possível conceder. Não se esqueça de que sua margem nesses itens pode ser bem pequena, mas eles podem funcionar muito bem para atrair clientes, que sempre poderão levar mais alguma coisa.

  • Pense em formas de tornar o cliente da Black Friday um consumidor fiel. Um excelente modo é, a cada compra, distribuir cupons de descontos para serem usados a partir de 1/12, por exemplo. O cliente terá um estímulo a mais para voltar na semana seguinte.

  • Se você opera com comércio eletrônico ou entrega em domicílio e vai fazer promoções na Black Friday, prepare desde já o esquema especial para a data. É muito frustrante para o cliente navegar em um site que trava por conta do tráfego aumentado ou ficar preso em casa em uma sexta-feira porque você não faz ideia do horário em que poderá entregar o produto.

  • O mesmo vale para serviços como salões de beleza e clínicas de estética. Sextas-feiras já são tradicionalmente dias de maior movimento. Se fizer promoções na Black Friday, reforce a equipe, estenda o horário de funcionamento, considere começar a praticar os preços diferenciados desde a quinta. Tente não deixar nenhum cliente sem atendimento. Esse tipo de cuidado é essencial na fidelização. O corte de cabelo pode estar com 20% de desconto. Mas se o cliente não conseguir cortar o cabelo, de nada adiantará o desconto para ele.

Tem dúvidas sobre como gerir as finanças do seu negócio? Converse conosco. A Legere Consultoria e Treinamento é especializada em finanças de micro e pequenas empresas.

 
 
 

Comments


bottom of page