Financiamento de crédito: negocie o melhor modelo
- Tânia Paes
- 17 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

A maioria das pequenas e médias empresas tem problemas para obter crédito. As dificuldades começam por identificar a real necessidade de aquisição de financiamento, o modelo ideal, passam por reunir a documentação necessária para ter acesso às linhas de financiamento mais vantajosas, incluindo aí os produtos oferecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Pode parecer impossível ao pequeno e médio empreendedor cumprir tantas exigências e conseguir uma boa negociação. Muitas vezes o motivo para ficarem estacionados é não possuir um plano financeiro de negócios.
O plano financeiro de negócios é mais do que um orientador das ações de sua empresa. Ele pode abrir portas para você.
Voltemos à questão do empréstimo: uma das principais funções das instituições financeiras é emprestar dinheiro. O gerente de negócios de qualquer uma delas tem a responsabilidade de emprestar dinheiro. Mais do que isto, ele quer e precisa emprestar dinheiro. A remuneração dele depende disso. Mas também é responsabilidade do gerente reduzir o risco de inadimplência. E sabe como você pode convencer o gerente de que será um bom pagador? Apresentando a ele seu plano financeiro de negócios.
O risco responde por mais de 30% da composição das taxas de empréstimos. Esta é a parcela que pode ser negociada pelo empreendedor com os bancos.
Façamos a conta: se a taxa média de juros para empresas está em torno de 19% ao ano, convencendo o banco de que será um bom pagador você pode negociar uma redução de até 6% nos juros cobrados pelo seu empréstimo.
Prepare um plano de negócios. Quanto mais completo, melhor. Avalie a concorrência, a operação, mas essencialmente prepare o plano financeiro.
Avalie qual o investimento inicial necessário, caso você esteja começando a empreender. Estime as vendas mês a mês e como serão compostas suas contas a receber. Você vai vender a crédito ou somente à vista? E seus fornecedores? Eles concederão a você prazo para pagar pelos produtos/serviços adquiridos? Qual o montante de sua folha de pagamento?
Tal projeção, o mais próxima possível da realidade, fundamentada pelo seu conhecimento do negócio que escolheu, é que vai permitir a você negociar a taxa de juros.
Não sabe como preparar o plano de negócios? Clique aqui e cadastre-se no nosso site. A Legere Consultoria e Treinamento pode auxiliar você.
Comments