top of page

Indicadores financeiros: o GPS de sua empresa

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 20 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Todo pequeno e médio empresário, em algum momento, se sente um pouco perdido em seu empreendimento. São muitos os desafios que se apresentam no dia a dia e, para alguns desses desafios, não é mesmo possível planejar-se com grande antecedência.


Mas do mesmo modo que um caminho desconhecido pode ser trilhado de modo bem mais fácil com o auxílio de um GPS, os indicadores financeiros podem facilitar, e muito, os necessários ajustes de rota em um empreendimento.


A edição de fevereiro da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios – PEGN aborda a capacidade que todo empresário deve ter não só de reagir e levantar-se diante do fracasso empresarial, mas também de se manter de pé e como protagonista no gerenciamento de sua empresa.


Entre os sete fatores mais comuns que colocam as empresas em dificuldades, citados na publicação, três estão diretamente ligados à gestão financeira:


  • “Olho no caixa”. O mais importante dos indicadores – o caixa.

  • “Tamanho da dívida”. Ter controle sobre o nível de endividamento. Utilizar capital de terceiros para crescer é saudável. Para pagar despesas pode ser a morte.

  • “Visão estratégica”. O mercado não marca manifestações ou reuniões para comunicar aos empresários que mudou. O hábito de manter e acompanhar indicadores de desempenho de sua empresa e do mercado em que ela está inserida é vital para o sucesso do empreendimento.

Já abordamos em profundidade esses três temas em nossas postagens anteriores, reforçando a necessidade da escolha de indicadores que melhor retratem o desempenho do seu negócio.


Introduza em sua rotina o acompanhamento periódico desses indicadores. Seja extremamente disciplinado com esta atividade. Inclua seus colaboradores no processo de análise dos indicadores escolhidos.


Compartilhar conhecimento fará com que todos participem mais e melhor do negócio, sentindo-se parte da empresa e cuidando para que ela prospere.


Você ainda tem dificuldades para definir os rumos das finanças de sua empresa? Entre em contato com a Legere. Vamos percorrer juntos o caminho para o seu sucesso.

 
 
 

Comentários


bottom of page