top of page

Melhore a relação custo fixo/receita

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 9 de dez. de 2019
  • 2 min de leitura


A utilização da capacidade instalada da indústria alcançou 70%. É o maior nível desde 2014, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).


Este é um tema que interessa a todas as pequenas e médias empresas. Não importa o ramo em que você atua – indústria, comércio ou serviços. Aumentar a utilização da capacidade instalada é algo que todos os empresários precisam levar em conta no momento de elaborar o planejamento financeiro para 2020.


E como se aumenta a utilização da capacidade instalada?


Este é um questionamento prioritário na pauta de planejamento. Aumentar a utilização da capacidade instalada não significa apenas utilizar máquinas ou espaço em sua capacidade plena. É também melhorar a relação CUSTO FIXO/RECEITA, seja diminuindo o custo ou aumentando a receita.


Alguns exemplos do que pode ser revisto:

  • A empresa paga aluguel de um imóvel, mas não precisa mais desse imóvel ou ele é grande demais para o atual porte do empreendimento. Rescinda o contrato de aluguel.

  • O administrador identifica que, durante o período de trabalho, vários funcionários estão navegando na internet por meio de seus celulares. Torne seus funcionários mais produtivos ou diminua sua folha de pagamento.

  • Você possui um equipamento importante, mas é subutilizado. Avalie se não é mais lucrativo terceirizar este serviço ou oferecer a prestação do serviço a parceiros e concorrentes que não possuam tal equipamento.

  • O imóvel que sua empresa ocupa é bem maior do que o necessário para o desempenho das funções. Subloque o espaço; divida-o com outros empresários com atividades complementares ou afins à sua. Além da economia de espaço e da geração de renda, esta é uma tendência que vem se mostrando muito produtiva tanto em termos de novas ideias que surgem do convívio quanto de novos clientes que cada negócio aporta ao empreendimento conjunto.

Todos esses pontos têm em comum a busca por mais produtividade. Mesmo diante de indícios de recuperação econômica, é preciso buscar formas de tornar sua estrutura atual mais produtiva ou adequá-la às reais necessidades de seu empreendimento. Economias em aluguel, energia elétrica, tamanho de frota ou quadro fixo de pessoal melhoram a relação custo fixo/receita. Analise seus custos e veja como você pode torná-los mais favoráveis em 2020.


Você vai encontrar outras dicas no blog Legere Empresarial: Os Custos da Prestação de Serviços. E se ainda tiver dúvidas, fale conosco. Somos especialistas em finanças de pequenos e médios negócios e podemos ajudar sua empresa a começar 2020 com mais produtividade.

 
 
 

留言


bottom of page