top of page

Metas - a importância de saber o que se quer alcançar

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 16 de set. de 2019
  • 2 min de leitura


Não ter objetivos claros para sua empresa significa simplesmente que você não sabe o que deseja para o futuro do seu empreendimento.


Muitos empreendimentos fracassam pela falta de definição de metas precisas.

Começamos pelo diagnóstico da situação financeira e comercial de uma empresa. Este é um passo essencial na definição de metas para o seu negócio. Sem ele, é impossível definir estratégias de como atingir os objetivos pretendidos.

Não importa o tamanho do empreendimento: um membro da equipe precisa se dedicar a controlar custos. Apurar, medir, acompanhar, ajustar. Não se chega a lugar algum sem saber quando, onde e como chegar lá. Mas todos na empresa precisam conhecer esses indicadores.


Ter metas claras para cada função é a única forma de atingir o ponto de equilíbrio e continuar crescendo. E não estamos falando apenas de metas de faturamento e de lucro. Para faturar é preciso produzir, atender, vender. Cada um desses processos precisa ter suas próprias metas definidas com cuidado e clareza.


Qual é o seu negócio?


Qual a capacidade produtiva de sua equipe em função do período trabalhado e das frações que cabem dentro deste período de trabalho?


O médico que dedica 40 minutos a cada consulta/paciente tem a capacidade de atender 12 clientes em 8 horas. Da mesma forma o cabeleireiro, o professor, a manicure. Cada um desses profissionais, nestas condições, deve ter como meta atender 12 clientes por dia para atingir 100% de sua capacidade de gerar faturamento.


No comércio controlam-se o número de clientes a serem atraídos e o ticket médio necessário para que metas sejam definidas.


Se trabalhamos por projeto não é diferente. Qual o tempo médio de realização? Qual o valor médio por hora? Por êxito? Quantos projetos novos e de manutenção precisamos ter por período? Assim trabalham consultores, advogados, arquitetos e corretores de imóveis, por exemplo.


Defina valores (objetivos), como obtê-los (estratégias) e quando eles devem ser alcançados (metas). Desdobre as metas definindo ações, prazos e responsáveis. Alcançar seus objetivos deve ser o grande orientador de suas ações. Não abra mão deles!


Ainda é difícil para você definir e apurar indicadores financeiros para traçar os objetivos de seu empreendimento? Fale com a Legere. Somos especialistas em finanças de pequenos e médios negócios e teremos enorme prazer em ajudar você a traçar o caminho do sucesso para sua empresa.

 
 
 

Comentários


bottom of page