Na luta pela sobrevivência
- Tânia Paes
- 8 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

A dificuldade que micro, pequenos e médios empresários vêm encontrando na busca por crédito já foi abordada por nós, pela imprensa em geral, e continua sendo motivo de muita reclamação. Não é novidade, mas agravou-se diante da urgência de obter recursos para combater os prejuízos com negócios fechados ou com movimento reduzido por conta da pandemia de coronavírus.
Diante disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getulio Vargas, realizou uma pesquisa para tentar entender a real dificuldade dos empresários no acesso ao crédito e orientá-los a respeito. Os resultados, infelizmente, não surpreendem. Os empresários não só conhecem muito pouco o seu negócio, como também não estão atentos à concorrência, ao setor, sequer às medidas que sociedade e governantes vêm propondo.
Dentre os resultados mais desanimadores, destacamos que apenas 14,2% dos entrevistados declararam conhecer bem as linhas de crédito com juros menores para as empresas que não demitissem. Mais de 28% dos pesquisados sequer sabiam que havia tal possibilidade.
A pesquisa, realizada entre 30 de abril e 5 de maio, ouviu 10.384 microempreendedores individuais (MEI) e donos de micro e pequenas empresas de todo o país. Essa é a terceira de uma série de pesquisas promovidas pelo Sebrae desde março, quando os primeiros casos da doença foram divulgados no país.
É extremamente preocupante que, dentre os entrevistados que de fato recorreram às linhas de crédito disponíveis para tentar sobreviver aos efeitos da pandemia, 86% tenham recebido não como resposta ou ainda estejam aguardando um parecer da instituição financeira. Os principais motivos para esse desastre nós também já abordamos em um post anterior: falta de informações financeiras fidedignas e confiáveis sobre o próprio empreendimento, que assegurem ao banco o compromisso com o pagamento do empréstimo. A solução: gestão financeira. Sempre.


Fonte dos infográficos: Exame, 1210, 27/5/2020.
Se você está nesse grupo de milhares de empreendedores que ainda enfrentam dificuldades com a gestão financeira de seu empreendimento, não perca mais tempo. A Legere é especializada em finanças de micro, pequenas e médias empresas. Fale conosco.
Comments