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  • Foto do escritor Tânia Paes

O calendário como seu aliado nas vendas


Quando falamos em planejamento de vendas com base no calendário, muitos empreendedores pensam apenas nas datas comemorativas. Mas não pode e não deve parar por aí. Mesmo aqueles meses tradicionalmente considerados ruins para comércio e serviços podem ser trabalhados para que resultados melhores sejam obtidos.


O mês de setembro, por exemplo, não conta com nenhuma data de particular interesse para comércio e serviços. Com setembro chegando ao fim, muitos empreendedores vêm se queixando de que as vendas não foram boas.


Mas como o calendário pode ter interferido nas vendas, além da ausência de dias de tradicional troca de presentes?


Setembro foi um dos quatro meses do ano com cinco domingos. O domingo é um dia de descanso para a maioria dos negócios. Mesmo para aqueles que funcionam aos domingos, o faturamento não costuma ser equivalente ao de um dia útil. Então, ter o hábito de analisar o calendário antes do início do mês e se organizar para dividir suas metas pela quantidade de dias úteis ao seu faturamento é de extrema importância.


E como aumentar o faturamento dos dias úteis, de modo a compensar meses cheios de domingos ou feriados?

Em primeiro lugar, você deve estabelecer desafios diários para sua equipe e transmiti-los de maneira mais motivadora. Além disso, discuta com a equipe estratégias de comunicação com clientes para que a menor quantidade de dias úteis seja compensada pelo volume de compras ou pelo retorno ao estabelecimento de clientes que estejam sumidos.


Há vários softwares no mercado que ajudam a identificar clientes ausentes. É muito provável que você já tenha recebido, de alguma loja ou prestador de serviços, a mensagem “Estamos sentindo sua falta” ou “Estamos com saudade de você” por e-mail ou celular. Barbeiros, manicures, podólogos e até lojas de bolsas e sapatos habitualmente frequentados estão lançando mão dessa estratégia para comunicar reconhecimento e restabelecer a fidelidade dos clientes.


Planejar o mês de vendas previamente, programando ações e promoções para períodos em que as vendas são tradicionalmente fracas, é uma estratégia simples e que costuma funcionar muito bem. Ou você ainda não reparou na quantidade de grandes redes varejistas que fazem aniversário em setembro? Coincidência? Longe disso. Planejamento na realização e comunicação de promoções pode transformar um mês que antes era ruim em um campeão de vendas.


Se você quer conhecer um pouco mais sobre estratégias para alavancar as finanças de pequenos e médios empreendimentos, fale conosco. Nós, da Legere Consultoria e Treinamento temos soluções sob medida para o seu negócio.

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