O que você planeja para sua empresa em 2020?
- Tânia Paes
- 28 de out. de 2019
- 2 min de leitura

Planejar é diagnosticar o momento, traçar metas e definir as ações que nos levarão do ponto em que estamos ao patamar que queremos alcançar.
Todos queremos lucrar mais, correto? Mas planejar o faturamento de sua empresa não significa apenas estabelecer que você vai vender 10% a mais no ano que vem. Você precisa definir as estratégias para que isto aconteça.
O faturamento de uma empresa é formado pelos clientes e pela capacidade de compra ou contratação desses clientes.
Regra 80/20
Quando analisamos uma carteira de clientes, há muitos indicadores que precisam ser cuidadosamente estudados. Começar pela curva ABC, também conhecida como análise de Pareto ou regra 80/20, é muito importante para que se estabeleçam prioridades.
É altamente provável que 20% dos seus clientes representem 80% do seu faturamento. Esses clientes exigem ações diferenciadas para que permaneçam fiéis e com grande volume de compras.
Mas atenção: qualquer cliente tem o potencial de se tornar o seu melhor cliente. Por isso, todos merecem atenção especial, sejam eles clientes recorrentes ou não. Então, em primeiro lugar, estabeleça as ações destinadas à permanência ou até mesmo ao aumento da frequência desta relação comercial. Transforme o cliente ocasional em cliente fidelizado.
Muitos são os caminhos. Por isso mesmo é preciso trabalhar duro para identificar qual o mais adequado ao perfil da sua empresa. Temos alguns exemplos:
Criar facilidades para que o cliente se fidelize ao seu produto.
Intensificar ações que possam ser reconhecidas por seus clientes como aumento de valor dos produtos ou serviços que você comercializa.
Agregar a sua prateleira um novo produto que possa atrair novos clientes.
Traçar ações que possam encurtar o prazo final de projetos em andamento. Se sua empresa é remunerada pelo êxito, antecipar esta receita.
É fácil perceber que planejar resultados é muito mais do que simplesmente trabalhar os números. Antes disso é necessário construir estratégias, traçar ações e valorizá-las sob o aspecto de quanto vão custar e qual será seu retorno para o faturamento do novo ciclo.
Temos muito trabalho pela frente. Falta pouco para 2020 e está mais do que na hora de começar. Converse com sua equipe, ouça seus clientes, pesquise a concorrência. Ficar atento ao ambiente que cerca o seu negócio é uma das melhores fontes de boas ideias para o futuro de sua empresa.
Quer fazer as pazes com as finanças de sua empresa? Converse conosco. A Legere tem soluções especialmente idealizadas para o sucesso financeiro de micro e pequenos empreendimentos.
Comments