top of page

Pensando em expandir seu negócio?

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 7 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Muitos de nossos clientes nos procuram ansiosos por expandir sua empresa. Inaugurar mais uma filial, separar o escritório da fábrica, criar um ambiente para receber os clientes ou showroom.

Vencidos os obstáculos iniciais, inerentes a todos os negócios, chega um momento em que todos os empreendedores se perguntam se não está na hora de expandir: crescer para não morrer, é o que afirmam muitos microempresários.

Realmente a expansão é sedutora. Em algumas circunstâncias, como cenários de concorrência acirrada, pode de fato representar a sobrevivência do negócio. Mas ela nunca deve ser priorizada em detrimento de outros fatores críticos para o sucesso de todas as empresas. E aí não importa o tamanho da empresa. Vamos a eles:


2. O fluxo de caixa já foi equilibrado? As entradas de caixa cobrem as saídas de caixa, incluindo o salário definido para os sócios?

3. O custo dos produtos vendidos e em estoque ou o custo dos insumos e materiais já foi rigorosamente negociado e representa o nível aceitável para não prejudicar a margem de contribuição e o caixa?

4. A expansão poderá exigir aumento de custo fixo, como a contratação de funcionários. O retorno em vendas pagará este excedente de custo?


Respostas afirmativas a estes 4 fatores críticos não esgotam a análise para definir o melhor momento para expansão, mas são fundamentais para tomar a decisão sobre o momento de expandir. Elas significam que o básico foi feito, a casa está arrumada.


Não adianta expandir se a sua empresa ainda não conquistou um mínimo de solidez que sustente o processo de crescimento. Sem isto, tanto o formato original como a expansão estarão fadados ao fracasso.


Se você precisa de aconselhamento sobre as finanças do seu empreendimento, consulte a Legere. Teremos enorme prazer em ajudá-lo a vencer os desafios do mundo corporativo.

 
 
 

תגובות


bottom of page