top of page
  • Foto do escritor Tânia Paes

PGBL ou VGBL? Faça a sua escolha


A reforma da previdência foi aprovada e inúmeras outras nos aguardam, se considerarmos o envelhecimento da população brasileira. Com base na experiência em outros países, particularmente na Europa, em que é alto o contingente da população com mais de 65 anos, precisamos criar a cultura de poupar para o futuro no Brasil. A previdência pública não dá conta, e os planos de previdência privada tornam-se uma excelente opção.


O mercado se aperfeiçoou. Os fundos de previdência que antes eram orientados pela regulação, restringindo seu investimento a renda fixa, hoje têm permissão para diversificar. Há produtos de previdência com carteiras formadas por renda fixa + juros pós-fixados + câmbio + ações + investimento no exterior.


As vantagens fiscais são expressivas quando comparamos os fundos de previdência a outros produtos. A tributação pelo imposto de renda (IR) é de até 10% para aportes que ultrapassem 10 anos. Os demais fundos de investimento pagam, no mínimo, 15% de IR.


Optando pelo PGBL (Plano Garantidor de Benefício Livre) é permitido reduzir as contribuições da base de cálculo do imposto de renda até o limite de 12% da renda bruta tributável na declaração completa. Mas você precisa fazer conta, porque o PGBL vai tributar o montante acumulado (montante principal + rendimento) no momento do resgate.


Já no VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), somente o rendimento é tributado; mas você não tem abatimento na sua declaração de rendimento completa. Caso você apresente a declaração simplificada, o VGBL, sem dúvida, é o melhor produto.

Atenção se você já tem um PGBL!


Está terminando o prazo anual para conferir se vem aproveitando completamente o benefício que o plano concede na hora de acertar suas contas com a Receita Federal. É simples: some suas contribuições durante o ano de 2020 e compare com sua Renda Bruta anual tributável. Se as contribuições forem inferiores a 12%, faça um depósito complementar em seu PGBL. Você vai pagar menos IR à Receita, e ainda garantir um futuro mais tranquilo.


No blog da Legere (www.legereempresarial.com.br) você encontra outros dois textos para ajudá-lo a investir em previdência privada e a escolher o melhor produto para seu perfil: #estanahoradeinvestiremprevidenciaprivada


Mas se você ainda tiver dúvidas, a Legere pode ajudá-lo. Somos especialistas em finanças e temos soluções especialmente planejadas para você.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page