Plano de Negócios
- 17 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jun. de 2018
Talvez você não goste de falar de dinheiro. Muitas pessoas preferem mesmo evitar este
assunto. Mas por que não nos sentimos confortáveis em falar de algo tão importante, tão presente em nossas vidas e tão essencial para nossa sobrevivência e de nossos negócios? OK, talvez você acredite que é difícil controlar suas finanças. Exige disciplina, contas, controles... O que não exige é sofrimento. Acredite: o dinheiro pode e deve ser um grande aliado.

Seja bem-vindo à página da Legere Consultoria e Treinamento Empresarial. Nosso objetivo neste espaço é descomplicar a Administração Financeira para pequenos e médios empreendedores.
Um pouco de teoria e muito de prática e interação. Nesse espaço você conhecerá alguns importantes autores, mas, principalmente, você trocará experiências bem e malsucedidas. Sim, tem que haver espaço para discutir o que dá errado. Lemos sempre um enorme número de casos de sucesso. Mas o que as pessoas podem fazer para sair do buraco? Melhor: o que é possível fazer para não cair nele?
Vamos utilizar este espaço para receber críticas, dúvidas, questionamentos – abrir um canal que nos permita trocar conhecimento e provar a cada um que basta uma dose regular de atenção e dedicação para que qualquer um de nós se torne Educado Financeiramente.
Podemos começar?
Metade dos pequenos negócios no Brasil fecham antes de completar 3 anos. (Pesquisa Serasa Experian)
Fecham por quê?
Fecham principalmente porque estes empreendedores são excelentes profissionais em seus ofícios – o mecânico nota 10, o maquiador nota 10, o vendedor nota 10. Mas quando são apresentados ao Fluxo de Caixa, sua nota, talvez, seja menor que 5.
Ser empreendedor, empresário, administrar um negócio passa por planejar recursos.
“Dinheiro preza quem tem metas, planos e objetivos.” (Alex Campos. Faça as Pazes com o Dinheiro. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.)
Muitos novos empreendedores abrem seu negócio sem antes preparar um Plano de Negócio – o Business Plan. Não se assustem, não precisa dominar o inglês para elaborar o plano. É que os americanos levam saúde financeira muito a sério. Eles inventaram boa parte do que vamos abordar aqui.
Um Plano de Negócio precisa estimar quantos clientes o negócio vai ter e quanto eles estarão dispostos a pagar pelos serviços que lhes serão oferecidos. Precisa conter e diferenciar investimentos de despesas.
Investimentos incluem comprar uma sala, fazer obra no imóvel que será utilizado, comprar a mobília ou maquinário necessários à atividade.
Despesas englobam aluguel, luz, telefone, salário, retirada dos sócios, isto mesmo, em negrito porque este tema é muito importante e nós vamos falar sobre ele em várias oportunidades.
A partir daí, é preciso determinar qual o capital de giro ($) necessário para sobreviver até que o negócio atinja o tal Ponto de Equilíbrio Financeiro.
Quando não faz previamente este planejamento o empreendedor e seu negócio caminham para engordar as estatísticas de negócios que fecham as portas prematuramente. Nós definitivamente não queremos você nessa fila.
Acompanhe-nos! Vamos descomplicar as Finanças. Em breve você vai até gostar de falar de dinheiro.
Parabens!!!!
mjjj