Positivo ou Negativo? Entenda o ciclo financeiro de caixa
- Tânia Paes
- 27 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

Ciclo financeiro é o período de tempo entre o momento em que você paga aos seus fornecedores e o momento em que seus clientes pagam a você.
Se primeiro você recebe dos seus clientes, o ciclo financeiro é positivo. Mas se antes de comercializar seus produtos ou serviços, e consequentemente receber, você precisa pagar aos fornecedores, o ciclo financeiro é negativo.
A Saúde financeira do seu negócio
Ambos são indicadores de entrada e saída de recursos da empresa. Seu resultado pode representar a capacidade de fazer uma boa ou má gestão do fluxo de caixa. Logo, este ciclo representa a saúde financeira do negócio.
Quando o ciclo financeiro é positivo, ao final de cada período compreendido entre recebimentos e pagamentos a empresa tem excedentes de caixa para serem remunerados no mercado financeiro.
Mas se os pagamentos ocorrem primeiro, a empresa certamente precisa de capital próprio ou de terceiros para financiar o ciclo financeiro negativo de caixa. A expressão mais utilizada nestes casos é que a empresa necessita de capital de giro para operar.
Empresas prestadoras de serviço em geral apresentam ciclos financeiros positivos, porque costumam trabalhar com recebimento de sinal. Ou seja, o cliente paga um percentual do total quando a proposta é aceita ou o acordo é firmado. Este valor normalmente cobre boa parte dos insumos e da mão de obra.
Já o comércio de mercadorias, que necessita de estoque, apresenta uma dificuldade maior em positivar o ciclo financeiro de caixa.
Uma empresa varejista, por exemplo, monta o estoque inicial e combina com fornecedores o prazo de pagamento antes da inauguração do ponto de venda. As vendas começam e parte dos clientes paga à vista; outra parte paga com cartão de crédito parcelado.
Nesse sentido, negociar com fornecedores prazos maiores, principalmente em estoques iniciais, é muito importante para minimizar a necessidade de capital de giro no varejo.
É por isto que as discussões entre as áreas comercial e financeira em torno do nível ideal de estoque são longas e constantes. Para a área comercial, quanto mais estoque melhor. Já para a área financeira, o melhor é a cobertura de estoques ideal para o patamar de vendas, com base na exata demanda dos clientes.
Em pequenas empresas é muito provável que esta decisão esteja nas mesmas mãos. Cabe a um único gestor encontrar o equilíbrio entre vender mais, com maiores margens, receber com prazos menores, garantir que a mercadoria que o cliente deseja esteja no ponto de venda e alongar o prazo dos fornecedores.
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