Proteja sua empresa contra o coronavírus
- Tânia Paes
- 16 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

Fique em casa! Não vá ao shopping! Não se exponha desnecessariamente!
Nos últimos dias, as pessoas estão sendo bombardeadas por apelos para que permaneçam em suas residências. O impacto nos setores de comércio e serviços será enorme. Com os cinemas fechados, lojistas já registram queda de 30% no movimento dos shoppings. E pode cair ainda mais, na dependência do tempo e da gravidade da pandemia em nosso país.
Mas dá para reduzir o tamanho do prejuízo. Lembra do que eu falei em muitos posts, sobre construir uma relação com o cliente? Reunir informações sobre o consumidor em um banco de dados? Saber o que ele compra e consome? Está na hora de usar essas informações.
Ligue para o seu cliente fiel. Pergunte se ele prefere que você leve o produto recém-chegado até a casa dele. Ou se a cliente que vai toda semana no salão prefere que você envie o profissional para fazer cabelo/unhas em casa nas próximas semanas.
Na barbearia a mesma coisa. Ofereça-se para atender seu cliente de barba/cabelo em casa nesta semana e na próxima, garantindo a ele que todo cuidado está sendo tomado para que ninguém se exponha ao vírus desnecessariamente. Não se esqueça de mandar álcool em gel para que os profissionais higienizem as mãos e objetos antes do atendimento. Seu cliente irá perceber seu cuidado e valorizar ainda mais o atendimento.
Se você tem um restaurante, reforce as parcerias com serviços de delivery. Avise seus clientes por e-mail, WhatsApp, SMS, como for mais fácil e eficiente, de que ele pode ficar em casa e, mesmo assim, será atendido.
No ponto de venda, afaste mesas e cadeiras de atendimento. Se for preciso, retire algumas. É provável que o movimento caia, então não haverá problema. Mas prepare um cartaz avisando o cliente de que você fez isto para a segurança dele, e que todo cuidado está sendo tomado para que ele permaneça saudável no seu estabelecimento. Disponibilize álcool em gel em diversos pontos, à vista do consumidor.
Algum impacto haverá. É inevitável. Mas com criatividade dá para contornar a queda no movimento, levando o seu negócio até a casa do cliente.
A Legere é parceira do pequeno/médio empreendedor em todos os momentos. Converse conosco. Troque ideias. Conte-nos como você está agindo em sua empresa para contornar esta crise. Será um prazer conversar com você.
Comments