top of page

Retorno do Investimento na mudança de Processo

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 6 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

ree

Não importa o tamanho da empresa: antes de tomar a decisão de modificar processos e investir na promoção da mudança é necessário conhecer em detalhes os custos do processo atual.

E, embora pareça óbvio, não estar satisfeito nem sempre significa conhecer o custo da ineficiência e se ela realmente justifica a mudança.


Vamos utilizar como exemplo a contratação de um operador logístico para uma empresa que trabalhe com estoques descentralizados.


Pontos a serem prioritariamente considerados:


1 – Quanto tem custado a sua empresa a ineficiência no planejamento dos estoques ponto a ponto? (Perda de venda, compras emergenciais, descumprimento de prazos, perdas por falhas no controle das entradas de mercadoria são alguns exemplos.)


2 – Qual desconto será obtido nas futuras compras de produtos, uma vez que hoje seus fornecedores entregam mercadorias nas filiais, e não em um único ponto? (Haverá uma redução de custo importante na operação de seus fornecedores. É preciso negociar para que essa economia do fornecedor seja revertida em descontos para sua empresa.)


Esses dois pontos não esgotam a análise deste exemplo, mas certamente ilustram como é possível respaldar sua decisão com base em fatos, e não somente na intuição.


O perigo não está em mudar!

Está em decidir pela mudança sem conhecer verdadeiramente o custo do processo atual.


Muitos empresários ainda acreditam, por exemplo, que terceirizar processos seja a resposta toda vez que é preciso cortar custos. Nem sempre!


Primeiro é preciso saber exatamente o quanto custa sua operação atual para ter certeza de que você vai economizar recursos ou aumentar lucros com a terceirização. Além disso, seus números atuais são sua melhor arma de negociação na hora de terceirizar processos ou serviços. É preciso muito cuidado para que sua margem não seja afetada negativamente.


Se você ainda tem dúvidas sobre este e outros assuntos relacionados com a saúde financeira de seu empreendimento, fale com a Legere. Somos especialistas em finanças de pequenos e médios negócios e teremos enorme prazer em ajudá-lo a descomplicar as finanças de sua empresa.

 
 
 

Comentários


bottom of page