top of page

Selic a 2,25% ao ano. E o que eu lucro com isso?

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 22 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

No nível mais baixo da história, a taxa Selic, que remunera os títulos de renda fixa, foi fixada em 2,25% ao ano pelo Banco Central semana passada.

Mas o que isso significa para mim e para os meus investimentos? Para explicar, precisamos voltar um pouquinho no tempo.


Dezembro/2019

Bolsa de Valores brasileira fecha com recorde de 115.645 pontos.


Janeiro/2020

O mundo toma conhecimento do novo coronavírus. Apostava-se em baixa letalidade, mas as bolsas de valores do mundo inteiro estremeceram. No Brasil não foi diferente. Fechamos janeiro com 113.761 pontos.


25/2/2020

Apesar de ser terça-feira de carnaval, norte-americanos e sauditas, que não são de folia, se desentenderam sobre o preço do petróleo e passaram a perna em todos nós: a Bolsa caiu 9.589 pontos, atingindo o patamar de 104.172 pontos no fim de fevereiro/2020.


Março/2020

Petróleo em baixa; Covid-19 começou a fazer as primeiras vítimas oficiais no Brasil. Em 13/03 a Organização Mundial da Saúde reconheceu que uma pandemia assola o mundo e foi decretado o fechamento do comércio em vários países e em boa parte dos estados brasileiros, com isolamento social. A Bolsa atingiu seu ponto mais baixo no ano: 73.020 pontos. Foi mais um recorde nacional: a Bolsa perdeu 31.152 pontos em 30 dias.


Olhando pelo retrovisor, a pergunta que todos se fazem é: Por que não vendi minhas ações em dezembro? Em janeiro? Pelo menos em fevereiro? Aliás, poderia ter vendido em dezembro e comprado tudo novamente em março. Mas não adianta olhar para trás. Ninguém tem bola de cristal. Precisamos aprender com as crises passadas para sobreviver melhor às crises no futuro. Acredite, elas virão (sempre vêm).


Quem não entrou em pânico e continuou valorizando os fundamentos das empresas, o mercado em que cada uma está inserida e o longo prazo, pode já ter voltado a ter ganhos acima da Selic com seus investimentos em renda variável, considerando o acumulado em 2020.


Quem fez mudanças pontuais e responsáveis pode ter aumentado esta rentabilidade.


Warren Buffet vendeu todas as suas ações de aéreas. Na mesma linha que o guru dos mercados, vários planejadores financeiros orientaram a venda de ações de segmentos que terão dificuldade de se reerguer: turismo e aéreas, por exemplo; além disso, recomendaram a compra de ações de empresas em segmentos que perderam pouco ou apresentam chances de recuperação muito rápida: varejo on-line e tecnologia entre elas. A quem prefere direcionar o caixa para dar segurança à carteira de investimento, recomendam a compra de dólar. O ouro fechou o mês de maio com acumulado de 54,30% ao ano; o dólar, 34,62% ao ano. (Boletim Bacen)


Como não podemos adivinhar como o mundo vai se comportar, separar a reserva de emergência em um fundo Selic é obrigatório.


Sobrou caixa, monte sua carteira separando um bom percentual em renda fixa para o médio prazo e diversifique sua aposta na renda variável para o longo prazo, com ações de empresas com valores bem fundamentados, fundos imobiliários, ouro, dólar. Nesta parcela do investimento estará o maior retorno, acompanhado obrigatoriamente do risco. Não existe alto retorno sem risco.



Quanto separar para a renda variável?

Aí depende da sua disponibilidade de se divertir na montanha-russa. Apertem os cintos! Em 19 de junho, a Bolsa fechou em 96.572 pontos. É um claro sinal de recuperação. Depois da queda mais rápida da história, a recuperação parece que vem em W, muito mais para V do que para L.


Por fim, as palavras dos meus gurus:


“Equilíbrio, diversificação e paciência são fundamentais para se dar bem nesta jornada. Não existe grande tacada!” Renato Breia


“(...) quem não se conformar com esse rendimento (Selic), vai ter que assumir riscos e se expor à renda variável para tentar ganhar dinheiro de verdade.” Marina Gazzoni.


Mas é preciso estudar e cercar-se de boas orientações. Conhecimento e orientação profissional fazem toda a diferença em qualquer circunstância da vida. Principalmente quando se corre risco.


Na dúvida, siga o guru dos gurus:


“o maior risco é não saber o que está fazendo.” Warren Buffet


Quer simplificar as finanças de sua empresa? Venha para a Legere. Somos especialistas em consultoria financeira para pequenos e médios empreendimentos.

 
 
 

Commentaires


bottom of page