Vai passar. Mas até passar, não se afaste do seu caixa
- Tânia Paes

- 6 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Antes de investir, reserve em caixa pelo menos 3 meses de faturamento. Essa orientação é constante em todos os projetos de consultoria da Legere. E vale tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.
As micro e pequenas empresas que conseguiram atingir esta meta antes da pandemia estão atravessando melhor a crise.
Para aquelas que não conseguiram, não importando o fator que as impediu de alcançar essa “reserva técnica”, ainda há solução. Não se desespere. É preciso debruçar-se sobre o fluxo de caixa e agir:
Analise exaustivamente seu fluxo de caixa. Avalie as prováveis entradas e saídas diárias, semanais, do próximo mês, dos próximos 6 meses.
Hierarquize os gastos de sua empresa do maior para o menor. Verifique o que pode ser adiado e o que pode ser negociado.
Não custa repetir: finanças pessoais e profissionais são coisas diferentes. O carro dos seus sonhos não deveria ter sido adquirido com recursos de sua empresa. Se você fez isso, venda a preço de banana para repor o caixa da empresa. Neste momento, infelizmente, sonhos podem e devem ser adiados. A sobrevivência da sua empresa precisa ser garantida já.
Fique atento às medidas econômicas de socorro a micro e pequenas empresas liberadas pelos governos federal e estadual. Tudo aconteceu muito depressa, a engrenagem não é ágil e tem que ser cuidadosa para que o benefício realmente chegue a quem precisa.
Muito cuidado com a utilização de cheque especial e parcelamento de cartão de crédito. Há alternativas melhores. As linhas para financiamento de capital de giro sempre foram mais baratas do que estas opções e novas linhas têm surgido para o período de crise. Novamente, tudo parece muito lento, mas insista! Negocie!
Aproveite o tempo disponível para estudar. Todas as grandes instituições de formação administrativa e financeira estão oferecendo excelentes cursos gratuitos on-line: Sebrae, FGV, FEA-USP, Endeavor... Se antes faltava tempo para atualizar-se, a hora é agora.
E, por último e não menos importante: tudo vai passar! E, quando passar, tenha em mente que o imprevisível definitivamente existe. Crises mundiais de tamanha dimensão são excepcionais, mas, eventualmente, conjunturas políticas, econômicas e sociais nos obrigam a reinvenções de nossas práticas.
Retome sua meta de reservar 3 meses de faturamento no caixa, de forma segura, aplicados em fundo Tesouro Selic ou fundo DI de um banco confiável. Ela é muito importante para garantir um mínimo de tranquilidade em momentos difíceis.
Até o fim da pandemia da Covid-19, a Legere estará disponível para orientações, sem qualquer custo. Consulte-nos por meio de um de nossos canais. WhatsApp: (21)986968811; e-mail: tania.paes@legereempresarial.com.br.
Se você tem dúvidas ou precisa de mais esclarecimentos, estamos à sua disposição. Pequenos e médios empreendimentos são muito importantes para a nossa empresa e para o país. Vamos ajudá-lo a atravessar esse momento desafiador. VAI PASSAR!








Comentários