top of page

Comprar a concorrência⎜Vale a pena endividar-se para crescer?

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 17 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

A disputa entre Magazine Luiza e Centauro, duas grandes empresas varejistas, pela compra da Netshoes nos fez pensar em um conceito muito importante, que vale a pena trazer para nossa realidade de pequenos e médios empreendimentos:

até que ponto valeria a pena assumir uma enorme dívida para crescer por intermédio da aquisição de empresas concorrentes?

A queda de braço entre as duas grandes do setor foi acirrada, com propostas crescentes de ambos os concorrentes. Segundo analistas do mercado de varejo, a Centauro ofereceu R$500 milhões à Netshoes para participar da disputa. Este valor é quase duas vezes o Ebitda (lucro antes de descontar juros e imposto de renda) da Centauro.


Não bastasse o montante elevado apenas para permanecer no páreo, sabe-se que a operação da Netshoes é deficitária e precisa de injeção de capital imediatamente.

Portanto, em quanto a Centauro teria de se alavancar – tomar recursos de terceiros – para ter sucesso no futuro pós-aquisição?


Considerando que as compras diretamente nos sites de grandes fabricantes, como Nike e Adidas, representam um volume a cada dia mais importante de produtos negociados nesse segmento, podemos considerar que, para a Centauro, adquirir a Netshoes teria sido mais do que uma ponte para o mundo virtual; talvez representasse a sobrevivência da empresa. Mas de qualquer forma poderia ter sido o desenho do caminho para a ruína.


Decisão tomada. Magazine Luiza saiu vencedora da acirrada disputa por Netshoes. Torcemos para que Centauro encontre sucesso nas vendas virtuais com um nível menor de alavancagem.


Mas voltando a nosso ponto inicial: até quanto vale a pena uma empresa se alavancar para adquirir outra empresa, crescer ou até mesmo se manter viva no mercado?


É para responder a estas e outras questões que existe o planejamento financeiro. É preciso exercitá-lo com rigor e disciplina. Somente o planejamento financeiro persistente pode indicar o melhor caminho para todos os tamanhos e formatos de empreendimentos.

 
 
 

Comments


bottom of page