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  • Foto do escritor Tânia Paes

Os custos da prestação de serviços


Uma empresa que presta serviços vende trabalho, ainda que para executá-lo também utilize produtos, peças, equipamentos... O que uma empresa de serviços vende é essencialmente a mão de obra de seus integrantes.


Muitos pequenos e médios empresários não formam seus preços levando em consideração seus custos totais. Basicamente porque é trabalhoso, não sabem como fazer ou até por acreditarem que isto não vai fazê-los ganhar mais dinheiro.


Sabemos que o dia a dia de pequenos e médios empreendedores não é fácil. Acumulam tantas funções que, usando a comparação da palestrante Martha Correa, “assemelham-se a um canivete suíço”.


É fundamental registrar os custos do seu negócio


Mas é preciso insistir: registrar todos os custos e utilizar as informações obtidas nos controles é o que nos faz tomar decisões acertadas, incluindo a precificação do serviço prestado.


Lembre-se: a mão de obra é o que você tem de mais importante para vender. Portanto, quanto custa a mão de obra na sua empresa? Some tudo: honorários, salário bruto, encargos sociais, benefícios, uniformes, treinamento.


Prestadores de serviço normalmente são remunerados por hora. Assim, estabelecer qual a capacidade produtiva da sua empresa, quantas horas você tem para vender, é essencial para saber o custo da hora trabalhada.


Um exemplo para entender melhor


Vamos pensar na manicure que trabalha em uma esmalteria 7 horas por dia, 26 dias por mês. A capacidade produtiva da manicure é de 182 horas por mês.

Suponha que a manicure atenda um cliente por hora para cutilar e esmaltar as unhas das mãos e dos pés dos clientes e que seu custo para a esmalteria seja de R$1.500,00 por mês. O custo da mão de obra da manicure é de R$8,24/hora (R$1.500,00/182 horas).

Se a manicure fornece o esmalte, o custo do material já estará incluído; do contrário, é preciso saber o custo do esmalte e considerar, por exemplo, que 1 vidro de esmalte é suficiente para esmaltar mãos e pés de 10 clientes. O mesmo vale para o removedor, o hidratante, o algodão... Quanto de material utilizo para atender o cliente? As manicures normalmente recebem um percentual da venda como comissão. Deve ser somado também.


Portanto, o custo da mão de obra depende de quantos profissionais serão empregados em um projeto, do custo destes profissionais, do total de horas em que estão disponíveis para a empresa e do total de tempo gasto com a realização do serviço.


Após a realização do trabalho é muito importante comparar as variáveis que consideramos para entregar o orçamento ao cliente e quanto o serviço realmente custou; o tempo previsto com o tempo que de fato foi gasto; a quantidade prevista de materiais com o que foi utilizado; o valor orçado de materiais com o valor negociado com fornecedor. Serviços de marcenaria, vidraçaria, mecânica, reformas, corte e costura, todos devem estar muito atentos para essas variáveis.


Só isso já é suficiente para saber bastante sobre seus custos, principalmente se você presta o serviço no endereço do cliente. Mas se você tem uma loja ou escritório e nele é realizada a maior parte da atividade ou a prestação de serviço total, a orientação é que os custos fixos – aluguel, condomínio, tarifas públicas e todos outros – também sejam distribuídos pela capacidade produtiva da empresa (horas disponíveis para vender).


Atenção! Dependendo do negócio e da quantidade de funcionários disponíveis, vários clientes podem ser atendidos ao mesmo tempo. Este dado faz parte da capacidade produtiva.


Mas é preciso ficar atento também à eficiência do profissional na execução do serviço (produtividade) e à capacidade de vender todas as horas. Dias de pouco movimento, com profissionais ociosos, representam horas de capacidade não vendida e fazem parte das despesas fixas que não serão cobertas pelo preço cobrado pelos serviços prestados.


Controle seus custos. Você só tem a ganhar. E se precisar de ajuda, chame a Legere !

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