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  • Foto do escritor Tânia Paes

Quanto custa manter o seu negócio?

Planejamento financeiro para pequenas e médias empresas




Não importa se o que você vende é um produto ou um serviço. Vender é entregar valor, do ponto de vista do cliente.


Se o cliente não encontrar valor no produto ou serviço adquirido, ou seja, se suas necessidades não forem atendidas, ele não retornará.


O planejamento de vendas precisa ser feito com base nas necessidades do cliente e na capacidade que a empresa tem de atendê-lo com qualidade.


Mas qualidade custa dinheiro. Conhecer, ou melhor, dominar os custos do seu negócio é importante no mínimo por três razões:

  • Identificar e saber quanto custam os serviços oferecidos.

  • Tomar as decisões mais adequadas no enfrentamento da concorrência.

  • Conhecer os resultados obtidos com as vendas realizadas.

Identifique os custos variáveis


Os custos variáveis são os gastos diretamente ligados à entrega, à produção, ao serviço prestado. Por exemplo, a comissão do vendedor; só é paga se ele vender.


Porém, é necessário atenção. Uma pizzaria pode comprar todos os meses 5 kg de farinha, assim como um colorista de cabelo pode comprar todos os meses 5 embalagens de tinta. Somente a parcela aplicada às pizzas vendidas ou aos cabelos coloridos poderá ser considerada como custo variável, custo do produto vendido ou custo do serviço prestado.


E o que sobrar no final de cada mês? O que sobrar é estoque, elemento importantíssimo a ser definido no planejamento financeiro. É preciso estabelecer qual a cobertura de estoque necessária para que o produto ou serviço seja entregue ao cliente quando e na proporção que ele demandar.


O planejamento correto dos níveis de estoque pode representar a sobrevivência da empresa.


Muitos empreendedores ainda entendem que para ter sucesso é necessário ter estoques abarrotados de produtos. Só que funcionários, governo, fornecedores e credores recebem em dinheiro e não em farinha, coloração ou quaisquer que sejam os produtos. Portanto, a empresa precisa de caixa, ou seja, de dinheiro, e níveis de estoque apenas adequados ao volume de vendas do negócio.


Os custos ou despesas fixas são aqueles que independem do volume de vendas. Muitos autores utilizam a expressão “os custos fixos são o maior exemplo de fidelidade que uma empresa pode ter”. É verdade. Eles estão sempre lá, mês após mês. Por esse motivo é muito importante mantê-los sob o mais rígido controle. Devem ser suficientes apenas para suportar a estrutura da empresa.


Ao alugar um imóvel para a sede da empresa, por exemplo, é preciso escolher um cujo valor seja compatível com o preço dos produtos vendidos. Ao contratar funcionários mensalistas, eles deverão ser mantidos em número suficiente para apoiar a estrutura de vendas da empresa.


Resumindo: para atender ao volume de vendas projetado é necessário conhecer com clareza as necessidades de material e mão de obra compatíveis em quantidade e qualidade com o valor que nos propomos a entregar ao cliente. Custos fixos e variáveis deverão ser alocados, desde o planejamento, aos produtos vendidos. Isto é essencial à formação correta de preços e, consequentemente, ao planejamento de lucros.





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