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  • Foto do escritor Tânia Paes

Planejamento financeiro para pequenas e médias empresas



Você é daqueles empresários que acreditam que apenas grandes empresas se beneficiam com o planejamento financeiro? Que seu orçamento já é apertado, então não faz sentido investir em planejamento? Não importa o tamanho da sua empresa. Para o negócio deslanchar, o segredo é planejamento.


Não basta reagir aos acontecimentos. Você precisa antecipá-los, valorizando e intensificando seus pontos fortes, ajustando seus pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se contra ameaças.


Quando pensamos em planejamento financeiro, é inevitável acreditar que tudo se resume a criar caminhos para aumentar o lucro. Talvez de forma ainda mais simplista, alguns empreendedores pensem apenas em aumentar as vendas.


Nossa proposta é bem mais ampla: traçar a estratégia para aumentar faturamento e diminuir gastos. Neste post vamos falar um pouco mais sobre como é possível fazer isso.


Investigue o comportamento


Há duas formas de aumentar o faturamento: conquistar mais clientes ou fazer com que cada cliente gaste mais em cada compra – é o aumento do ticket médio ou venda média por cliente. Ou, ainda, podemos tentar combinar ambas.


Pode parecer simples, mas exige buscar informações, aumentar sua base de conhecimento tanto sobre o seu próprio negócio quanto sobre o contexto em que ele se encontra, de modo a obter respostas claras para algumas perguntas que envolvem os ambientes interno e externo da empresa:

  • Qual é o público-alvo de sua empresa?

  • Que facilidades você pode criar para que o cliente chegue à sua empresa ou sua empresa chegue até ele?

  • O que seu cliente percebe como valor?

  • Sua empresa está preparada para oferecer o que o seu cliente deseja comprar?

  • Quais ações você pode planejar para fugir de uma guerra de preços com seus concorrentes?

  • Falta algum produto importante em sua prateleira?

Não importa qual é o ramo de negócio da sua pequena ou média empresa; estas são perguntas a serem respondidas antes de olhar para os números.


Quanto melhor a empresa conhecer seus clientes, mais será capaz de reter os clientes que tem e conquistar outros.


Observe o ambiente externo

E como todas as empresas estão inseridas em um contexto econômico e social muito maior do que a abrangência de seu próprio ramo de atuação, mas que afeta diretamente seu desempenho, é preciso prestar muita atenção ao que está acontecendo fora da organização.


Alguns fatos relevantes:

Estas são apenas três notícias recentes que podem representar oportunidades ou ameaças a uma enorme gama de negócios.


Mantenha-se informado


Informação é um item crucial para qualquer planejamento. Ela é a base para construção de estratégias de crescimento. O mais importante é identificar quais informações são relevantes em meio a tantos dados disponíveis, como construir suas estratégias com base nesses dados e jamais deixar de acompanhá-los. Só assim os números de sua empresa refletirão a capacidade que ela tem de implementar ações para gerar lucro.


O tema planejamento financeiro é tão importante a Legere Empresarial está oferecendo durante todo o mês de setembro 1 hora de consultoria gratuita para que você aprenda a descomplicar este tema na sua empresa. Preencha o formulário abaixo para agendar a sua!




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