top of page
  • Foto do escritor Tânia Paes

Sua empresa quer pagar menos impostos em 2019?



Imagino que a sua resposta foi sim, claro. Por isso, momento ideal para fazer o Planejamento Financeiro da sua empresa é agora.


O ônus tributário representa uma sobrecarga muito grande as empresas, principalmente micro, pequenas e médias, que já contam com orçamentos e margens enxutos.


Segundo pesquisa SEBRAE, 84% dos Empresários demandam por uma maior participação de especialistas no Planejamento Tributário do seu Negócio e 73% demandam por maior apoio na Gestão Financeira – Planejamento Financeiro.


Vamos entender o planejamento tributário como a forma de diminuir o pagamento de tributos de maneira inteiramente legal, apenas com a escolha correta do sistema de tributação com o qual atuará no ano subsequente.


Isto é Elisão Fiscal – prática contábil que permite adequar uma empresa ao formato mais vantajoso de pagamento de impostos, sem que para isso cometa qualquer ilegalidade.


O regime tributário deve ser escolhido anualmente e é válido para todo o ano que entrará em vigor, não podendo ser alterado durante este período. Desta maneira caso a escolha não seja a melhor opção a empresa pagará mais impostos, aumentando suas saídas de caixa, diminuindo sua rentabilidade ou, irá querer diminuir na marra os impostos praticando a Evasão fiscal – redução ilícita da carga tributária, forma de “sonegação” de tributos. Portanto, trata-se de crime contra a ordem tributária.


Modalidades de tributação


Dentre os sistemas de tributação passíveis de escolha estão o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Para que seu contador possa lhe orientar sobre qual deles escolher é necessário que você apresente a ele o Planejamento Financeiro de sua empresa para o ano seguinte.


Como se comportará o seu faturamento? Custos e Despesas? Quais as forças do seu negócio? Como empresário, você identificou oportunidades no mercado e está preparando sua empresa para aproveitá-las?


Falando em Mercado, dependendo do resultado das eleições em outubro, o Mercado poderá apresentar para sua empresa alguma ameaça? Como você está lidando com as fraquezas? Toda empresa tem as suas. Quais são as ações que você e seu time estão planejando para diminuir o impacto de suas fraquezas? Todas estas perguntas precisam de resposta para que um bom planejamento financeiro seja bem feito e sua empresa escolha a forma correta de pagar menos impostos sem praticar evasão fiscal.


Considerando que, no Brasil, os impostos representam, em média, 33% do faturamento das empresas, os esforços no sentido de planejar sempre são recompensados com excelentes retornos. Faça isso e certamente em 2019 sua empresa não pagará impostos desnecessários. E a Receita Federal, cada vez mais informatizada e eficiente no cruzamento de informações, não irá visitá-lo. Pense nisto: por que correr risco e perder tempo buscando formas de burlar a lei se você e sua empresa podem se planejar para um futuro mais ético e lucrativo?

Conte conosco nessa jornada. A Legere Consultoria e Treinamento trabalha em conjunto aos Contadores e juntos defendemos um ambiente ético para a realização de negócios e para toda a sociedade. Junte-se a nós!

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page