É comparando que se mede desempenho ⎜benchmark para microempresas
- Tânia Paes
- 9 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

Como micro e pequenas empresas podem implantar o benchmark em suas rotinas
Como estou me saindo em relação à concorrência? Esta pergunta deve ser feita todo o tempo no ambiente empresarial. Não basta “imaginar-se” indo bem ou mal. É preciso medir e comparar seu desempenho com o de empresas de porte semelhante do mesmo setor. A comparação é a base para que se avalie o valor de tudo o que se faz.
Na gestão financeira não é diferente. É muito importante comparar indicadores de liquidez, de endividamento, de desempenho. A preferência por comparações com empresas do mesmo setor é facilmente compreensível: estão sujeitas aos mesmos fatores de sazonalidade, demanda e tributação.
Algum cuidado é necessário apenas ao se compararem empresas muito jovens e empresas maduras. O estágio inicial de vida de uma empresa pode, por exemplo, demonstrar participação muito alta do custo fixo na receita, sinalizando que a empresa jovem não atingiu seu ponto de equilíbrio financeiro. É normal que isto aconteça no início de um empreendimento, mas inaceitável após o prazo predeterminado pelos acionistas para que o novo negócio se torne lucrativo.
Grandes associações como Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias) e Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), apenas para citar duas com as quais convivi e cujo desempenho posso atestar, são extremamente estruturadas para fornecer a seus associados material completo sobre indicadores representativos da capacidade e das boas práticas do setor que representam.
Se a sua empresa pertence a um desses dois setores, não abra mão de preciosas informações disponíveis. Mas não importa a que setor seu negócio pertença ou o porte do empreendimento: o benchmark de melhores práticas e desempenho deve funcionar para o gestor como um hemograma do paciente para o médico.
Seja incansável na busca por conhecer o resultado de seus pares ou concorrentes. Encontrando, compare e analise detalhadamente a saúde financeira de sua empresa. Todos os indicadores são importantes. Identifique se existem divergências a serem saneadas, crie metas de melhoria e não se intimide em utilizar o medicamento adequado à cura dos problemas encontrados, por mais amargo que ele seja.
Ainda sobre este assunto, leia nossos blogs: Você gerencia sua empresa?; Indicadores de desempenho para franquias; Indicadores financeiros: o GPS de sua empresa
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