top of page

É comparando que se mede desempenho ⎜benchmark para microempresas

  • Foto do escritor:  Tânia Paes
    Tânia Paes
  • 9 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Como micro e pequenas empresas podem implantar o benchmark em suas rotinas


Como estou me saindo em relação à concorrência? Esta pergunta deve ser feita todo o tempo no ambiente empresarial. Não basta “imaginar-se” indo bem ou mal. É preciso medir e comparar seu desempenho com o de empresas de porte semelhante do mesmo setor. A comparação é a base para que se avalie o valor de tudo o que se faz.

Na gestão financeira não é diferente. É muito importante comparar indicadores de liquidez, de endividamento, de desempenho. A preferência por comparações com empresas do mesmo setor é facilmente compreensível: estão sujeitas aos mesmos fatores de sazonalidade, demanda e tributação.


Algum cuidado é necessário apenas ao se compararem empresas muito jovens e empresas maduras. O estágio inicial de vida de uma empresa pode, por exemplo, demonstrar participação muito alta do custo fixo na receita, sinalizando que a empresa jovem não atingiu seu ponto de equilíbrio financeiro. É normal que isto aconteça no início de um empreendimento, mas inaceitável após o prazo predeterminado pelos acionistas para que o novo negócio se torne lucrativo.


Grandes associações como Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias) e Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), apenas para citar duas com as quais convivi e cujo desempenho posso atestar, são extremamente estruturadas para fornecer a seus associados material completo sobre indicadores representativos da capacidade e das boas práticas do setor que representam.


Se a sua empresa pertence a um desses dois setores, não abra mão de preciosas informações disponíveis. Mas não importa a que setor seu negócio pertença ou o porte do empreendimento: o benchmark de melhores práticas e desempenho deve funcionar para o gestor como um hemograma do paciente para o médico.


Seja incansável na busca por conhecer o resultado de seus pares ou concorrentes. Encontrando, compare e analise detalhadamente a saúde financeira de sua empresa. Todos os indicadores são importantes. Identifique se existem divergências a serem saneadas, crie metas de melhoria e não se intimide em utilizar o medicamento adequado à cura dos problemas encontrados, por mais amargo que ele seja.



Precisando de ajuda para montar um mapa das melhores práticas do mercado que guie as ações de sua empresa, conte com nossa consultoria. A Legere coloca à sua disposição expertise em soluções financeiras para micro e pequenas empresas. Não perca mais tempo.

 
 
 

コメント


bottom of page